O novo Mercado Público de Florianópolis passa a cumprir uma das exigências do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ao formar sua brigada de incêndio voluntária e garantir maior segurança do patrimônio, colaboradores e frequentadores.

A formação da brigada voluntária do Mercado acorre em quatro etapas com grupos de comerciantes distintos. Na manhã desta segunda-feira (4), o primeiro grupo participou do curso ministrado pelo Sargento do Corpo de Bombeiros, Jacymir Santos de Oliveira, que abordou temas como atendimento pré-hospitalar e prevenção ao combate de incêndio.

A inciativa faz parte do Plano de Implantação da Brigada de Incêndio do Mercado Público planejada pela Secretaria Municipal de Administração, responsável por gerenciar o Mercado, e da Associação dos Comerciantes, visando preparar os concessionários para atuarem diante de eventuais acidentes, como o fatídico incêndio ocorrido na Ala Norte em 2005.

“Quando os órgãos e instituições nos procuram com a preocupação de se adequarem às exigências, a experiência torna-se ainda mais gratificante, pois observamos o interesse destes grupos em transformarem-se em peças essenciais no processo de segurança de um local” lembrou o Sargento Jacymir.

Entre algumas responsabilidades da brigada voluntária estão atividades de combates a princípio de incêndio, primeiros socorros, inspeções dos sistemas preventivos contra incêndio e implementação do plano de emergência da edificação.

“O curso é muito informativo, os exemplos transmitidos com muita clareza, e isso faz com que a gente se sinta mais informado e seguro para atuar diante das eventualidades” disse Tiago de Souza, do Box de Artesanato Casa dos Açores. Para Valdinei da Silva Both, colaborador do Box 32, as instruções repassadas pelos bombeiros “colaboram com a melhoria da qualidade da prestação dos nossos serviços, principalmente, em ocasiões onde precisamos prestar os primeiros socorros aos clientes”.

A segunda etapa do Plano de Implantação da Brigada de Incêndio do Mercado Público continua no próximo dia 7 de abril, com encontro entre o sargento e comerciantes na Sala de Atos do mercado, das 8h às 12h.

“Nosso objetivo é treinar e capacitar todos os colaboradores do Mercado Público, e ofertar ainda mais segurança às pessoas que frequentam o espaço, que hoje, tornou-se uma das áreas públicas mais organizadas e aconchegantes do centro da cidade” concluiu Ivan Grave, Secretário Municipal de Administração.